Olá para todos.
Estava tentando resolver um problema com uma placa PCI controladora com 3 SATA + 1 IDE da Promise quando me deparei com este excelente fórum Inforpascoa.
Li dezenas de tópicos neste e outros fóruns e ainda assim não consegui resolver o problema. Por isso peço ajuda.
A situação é a seguinte:
Tenho:
- 1 placa-mãe FOXCONN P4M800P7MA, com 2 portas SATA
- 3 HDs SATA, sendo:
Western Digital, acho que é SATA I, 160 GB (está com o sistema operacional)
Seagate, SATA II, 500 GB (lotado de vídeos)
Samsung, SATA II, 1000 GB (com uns 200 GB ocupados)
Quero usar os 3 HDs internamente mas como deu pra perceber os 3 são SATA e só tenho 2 portas SATA.
Então comprei no Mercado Livre uma Placa adaptador controladora PCI c/ 3 serial ata SATA 1 IDE (
MercadoLivre: Placa adaptador controladora PCI c/ 3 serial ata SATA 1 IDE - R$ 58.90).
É uma placa fabricada pela PROMISE. Tem escrito nela:
PDC 20378
SATA RAID
SATA 150.
Quando inicio o computador aparece a mensagem: "FAST TRAK 378 (tm) BIOS version 1.0.0.37.
Não quero usar os HDs em RAID. Quero apenas conectar um dos HDs nesta placa.
Quando recebi a placa e tentei instalar os DRIVERS com o CD que veio junto, não consegui.
Achei os DRIVERS na internet (agora nem sei aonde) e consegui instalar a placa.
No gerenciador de dispositivos ela aparece em "Controladores SCSI e RAID" com o seguinte nome: WINXP Promise Fast Trak 376/378 (tm) Controller"
Mas o HD plugado nesta placa controladora não aparece no "Meu Computador". Ele está devidamente formatado e quando coloco na porta SATA da placa-mãe funciona perfeitamente.
Ao iniciar o computador aparece a mensagem: "no arrays is defined".
Dou CTRL F e esse HD, plugado na controladora, aparece na opção 1 View Drive Assigments como FREE.
Agora vem as questões:
1) É possível usar os 2 HDs nas portas SATA da placa-mãe e 1 HD em uma das portas da controladora (SEM RAID)?
2) Ou então 1 HD (com sistema operacional) na placa-mãe e os outros 2 HDs SATA na controladora?
3) O que será que estou esquecendo de configurar pra isso funcionar?
Desde já agradeço imensamente as ajudas.
Abraço a todos.
Mairon Lucas Basniak